Sim, você precisa resumir seu currículo

A recolocação profissional tem se tornado uma tarefa difícil no mercado brasileiro, refletindo-se, muitas vezes, no maior tempo em que as pessoas passam em busca de uma nova oportunidade. Tal dificuldade não se restringe somente a candidatos sem formação ou experiência, mas também àqueles que, além de formados e experientes, não conseguem se recolocar em suas respectivas áreas.

Com isso, o mercado de trabalho se tornou um ambiente extremamente competitivo, e os esforços que os profissionais tomam para aumentar seu valor perante os recrutadores vêm se multiplicando. Assim, ao entrar em um processo de seleção é importante destacar suas qualificações para garantir sua aprovação. Uma das principais maneiras de fazer isso é através da organização do seu currículo. 

Você faz ideia de quanto tempo os recrutadores passam lendo seu currículo até decidir jogá-lo no lixo? 6 segundos, segundo uma pesquisa do site The Ladders. São cerca de 20 a 30 palavras lidas que determinarão qual a decisão a ser tomada.

A questão é: como escrever essas primeiras linhas do currículo (sua apresentação) de modo a incentivar o recrutador a continuar a leitura, fazendo com que você seja selecionado e não descartado? Confira as dicas abaixo para auxiliar essa tarefa:
  • Organize seu resumo pelas experiências profissionais e áreas de conhecimento mais relevantes para a vaga pretendida.
  • Após isso foque nos resultados que você alcançou nessas áreas e como as organizações melhoraram por sua causa.
  • Destaque as organizações e indústrias em que você trabalhou, bem como seus anos de experiência.
  • Evite termos genéricos que todos usarão para se destacar, mantendo-se autêntico(a), o que irá cativar o recrutador ainda mais.

Quer ver essas dicas na prática?

"Executivo de marketing farmacêutico com 20 anos de experiência em criação de estratégias comerciais, expansão de marcas e otimização de valor do produto durante lançamentos, re-lançamentos e ciclo de vida relacionado a cada tipo de consumidor. Liderou as operações nos times de marketing e comercial com lucros acima de $2B."

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Fonte: Harvard Business Review (HBR)
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