Ética empresarial: a sua empresa tem?


(*) Por Gregory Petter dos Santos
Uma empresa só pode ser considerada ética se cumprir de forma clara e transparente todos os compromissos firmados, ou seja, se adotar uma postura de negócios aberta e agir de forma honesta com todos que mantêm qualquer tipo de relacionamento (colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, etc). Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta toda essa totalidade de relacionamentos e deve ser avaliado devido ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades sociais, como em sua atuação na forma de empresa-cidadã.
Nesse cenário mercadológico, há uma grande competitividade dentro das empresas, que acabam por incitar batalhas sem fim entre as pessoas, seja disputando fatias de mercado, ou disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Nesta busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do status, prestígio, lucratividade e poder, quase sempre, a ética é posta de lado. Esta é a guerra pela sobrevivência que é patrocinada pelo mercado, onde para se chegar à vitória não importa os meios utilizados.
Percebe-se que é necessário incutir no empresariado a consciência de que ao estabelecer padrões éticos como missão da empresa, o resultado pode não ser imediato, mas significa ter bons negócios a longo prazo. Quando as pessoas trabalham para uma organização que acreditam ser justa, onde todos estão dispostos a dar o melhor de si para a realização das tarefas, onde as tradições de fidelidade e cuidado são marcantes, elas trabalham com um nível muito mais elevado e com orgulho de fazer parte de numa empresa responsável. Os valores ao seu redor passam a fazer parte delas e elas vêem o cliente como alguém a quem devem o melhor produto ou serviço possível. Bons negócios dependem essencialmente do desenvolvimento e manutenção de relações  de longo prazo e as falhas éticas levam as empresas a perderem clientes, fornecedores importantes e profissionais eficientes. Na atualidade a empresa que quiser ser competitiva e obter sucesso tanto no mercado nacional como no mundial, terá de manter impreterivelmente uma sólida reputação no que diz respeito a seu comportamento ético.
Segue abaixo os 10 mandamentos das empresas socialmente responsáveis que por muitos não são respeitados. Lembrando que a ética nada mais é do que um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua visão, sua missão e de seus valores, pois a ética passou a ser um fator que agrega valor à imagem da empresa.
Não divulgarás propaganda enganosa
É preciso banir o péssimo hábito de fisgar o consumidor com a mentira ou meia verdade sobre produto ou serviço.
Não farás espionagem industrial
Procurar descobrir o que o concorrente está fazendo, com emprego de táticas desonestas, ainda é considerado “natural”, sobretudo em áreas muito competitivas, como automobilística e informática.
Não assediarás sexualmente
Uma cantada pode não ser nada mais que uma cantada, mas o uso do poder como forma de sedução e coerção sexual é crime e deve ser denunciado.
Não apadrinharás
A contratação ou promoção de um funcionário deve se dar com base na competência profissional e no mérito. Quando falam mais alto relações amorosas, de parentesco ou politicagem, todos perdem.
Tratarás os funcionários com respeito
 No local de trabalho devem imperar relações saudáveis, em que não prevaleçam o medo de perder emprego e o estimulo à competição selvagem.
Honrar cliente e fornecedor
Entregar mercadorias na data marcada, fornecer serviços de qualidade e prestar bom atendimento ao cliente, além de cumprir compromissos com fornecedores, são hoje exigências das quais a empresa não pode fugir.
Não subornarás
Nas relações do setor privado com o setor publico, o suborno tem sido uma das praticas mais em evidência, seja para vender licitação de obras, livrar-se de multas ou obter vantagem em negociação.
Não poluirás
É crescente a rejeição às firmas que poluem rios e mares, liberam gases poluentes, jogam lixo em local impróprio, abusam de recursos naturais e não se responsabilizam  pelo destino dos produtos que criam.
Não fraudarás
A fraude é qualificada como falsificação, adulteração, contrabando, abuso de confiança ou ação praticada de má fé. Os diferentes tipos de fraude podem ser encaixados em diversos artigos do Código Penal.
Não discriminarás
Fazer discriminação de raça, preferência sexual ou de deficiência, na hora de contratar e promover, e tratar de forma desigual homens e mulheres ainda é a regra em muitas firmas. 
(*) Artigo publicado na edição nº 20 de 2007 da revista Today - Logistics & Supply Chain.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário