6 ferramentas para fazer o planejamento estratégico de 2016


O ano muda e nossas estratégias empresariais precisam mudar também, se adequando ao mercado em que a organização se insere. Com isso, é importante desenvolver um planejamento estratégico para que este norteie toda a energia e atenção, levando nossas ações em direção aos objetivos e deixando distrações e empecilhos de lado.

Mas afinal, atingir metas é o final do processo, não é?! Então antes precisamos definir medidores, alocação de recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados e, por fim, alcançar as metas.

Confira abaixo 6 ferramentas indispensáveis para nortear seu planejamento estratégico:

1. Misão, Visão e Valores

Este trio é muito importante para que as empresas possam diferenciar seus negócios e engajar seus colaboradores. Assim, essa decisão é o ponto de partida principalmente ao abrir um novo negócio, pois fará com que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre onde ele pretende chegar.

2. Análise 360º de oportunidades de negócio

Esta ferramenta é muito útil para quem está com várias ideias mas não sabe como dar segmento a elas. A Análise 360º ajuda você a verificar se a sua ideia é viável ou não e se o diferencial oferecido é claro para o cliente, além de enxergar o mercado como um todo, mostrando se a empresa tem potencial de lucratividade e rentabilidade.

3. Análise SWOT

Com certeza você já ouviu falar dessa ferramenta, pois além de ser ótima para aprofundar o conhecimento a respeito da organização, proporciona uma análise do ambiente externo em que a empresa se insere.

Ela proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio, reunindo informações suficientes para que o empreendedor possa traçar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

4. As 5 Forças de Porter

Agora que você já reuniu todas as diretrizes internas da empresa para o seu planejamento é importante estudar sua concorrência, produtos e serviços substitutos, e é aí que entra as 5 Forças de Porter, pois esta lhe ajudará a refletir sobre esses fatores e também sobre o poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos concorrentes.

5. Matriz BCG

Esta ferramenta serve para o empreendedor fazer uma análise periódica com o objetivo de melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes, mostrando quais são os mais rentáveis para a organização.

É útil por ser um método eficaz para analisar o ciclo de vida de um produto, trazendo a possibilidade de realizar uma gestão de marcas, montar planos estratégicos ou até mesmo criar uma nova estratégia de vendas.

6. Definição de metas para pequenas e médias empresas

Para finalizar seu planejamento estratégico é importante definir suas metas e, somente após isso, dar início ao trabalho. Isso serve para garantir que os esforços de crescimento estejam sempre alinhados à estratégia da empresa. Assim, a ferramenta será útil porque torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta.

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