10 comportamentos inadequados no ambiente de trabalho



No cotidiano nós acabamos vendo de tudo no ambiente de trabalho, como diversos hábitos e comportamentos comuns. Há diversos tipos de comportamentos que são vistos de uma maneira ruim pelos demais colaboradores, deixando as pessoas com uma péssima imagem, inclusive aos olhos de seus superiores. 

Confira abaixo os 10 comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho:

1. Reclamar da empresa em que trabalha




Além de indiscreto, esse comportamento prejudica a organização. Acaba colocando o funcionário numa posição complicada, revelando sua insatisfação profissional. O "reclamão" também acaba desmotivando e influenciando os demais colegas de trabalho, que podem assumir uma postura semelhante a sua. 

2. Fofocas sobre colegas de trabalho




Sem dúvida reclamar e falar mal de terceiros é considerada uma das piores atitudes do meio corporativo. Isso atrapalha o trabalho dos outros e acaba expondo os colegas, além da própria pessoa que faz a fofoca (que acaba sendo vista como alguém nada confiável).

3. Falta de pontualidade


Diversos contratempos podem ocorrer no dia a dia, mas algumas pessoas extrapolam. Esse tipo de comportamento acaba afetando toda a cadeia produtiva da empresa, pois interfere nas atividades de outras pessoas. Tal comportamento não inclui somente a presença física, mas atrasos na resposta de e-mails, retorno de ligações, etc.

4. Críticas em público


O gestor nunca deve dar feedbacks negativos em público e sim reservadamente, visando evitar a exposição desnecessária do colaborador. Dar feedbacks em público é importante quando o mesmo é positivo e se trata de reconhecer o trabalho de alguém. Dar uma bronca em um colaborador na frente dos colegas, além de ser feio, é desmotivante. 

5. Utilizar objetos ou materiais dos colegas de trabalho sem permissão


Nunca se deve utilizar objetos dos outros sem sua permissão prévia, pois tal comportamento acaba trazendo uma fama muito ruim. Algumas pessoas não ligam de emprestar suas coisas, porém outras não se sentem confortáveis. É importante respeitar o jeito dos colegas de modo a criar um ambiente mais harmonioso e saudável. 

6. Comunicação grosseira


Falar alto, uso excessivo de palavrões e gírias são hábitos extremamente deselegantes. Falar alto, por exemplo, compromete a concentração dos colaboradores que estão ao redor, enquanto usar palavrões e gírias excessivamente acaba construindo uma imagem profissional bastante inadequada. 

7. Mau humor




Ninguém gosta de trabalhar ao lado de alguém que passa o dia reclamando de tudo. Além de desconcentrar os colegas, acaba deixando o ambiente pesado e a convivência difícil. Por isso a melhor alternativa é reclamar menos e pensar antes de fazer um comentário desagradável. 

8. Mentira


Faltar com a verdade pode comprometer a credibilidade, a carreira e a relação com os colegas, chefias e clientes. Além disso mentir também prejudica, e muito, os vínculos trabalhísticos.

9. Desrespeito ao "dresscode"


Mesmo a empresa sendo mais despojada com um ambiente descontraído, não existindo um código de etiqueta e vestimentas, é importante ter em mente o visual adequado para o ambiente de trabalho. Para isso, é importante entender a cultura da empresa para saber como se vestir e como se comportar. 

10. Tratar de assuntos pessoais constantemente


Além de expor sua vida privada, cuidar de questões íntimas no ambiente de trabalho prejudica o foco e resultados do profissional. É importante tomar cuidado para que atividades paralelas não tomem todo o seu tempo. Afinal, primeiro vêm as obrigações, depois os assuntos pessoais. 

Levando em conta todos esses hábitos citados, é importante concluir que educação e respeito ao próximo são essenciais para a convivência, tanto no âmbito familiar quanto no âmbito profissional. É muito importante pensar em suas atitudes e o nível de impacto, pois toda ação tem uma reação.

Créditos: Yahoo Notícias
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário